Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Final Fantasy 16 é proibido na Arábia Saudita. Conteúdo LGBTQIA+ pode ser a causa

Final Fantasy XVI foi proibido na Arábia Saudita pelo conselho de classificação oficial do país. O RPG para o PlayStation 5 teria...

Outer Space|

Final Fantasy 16 é proibido na Arábia Saudita. Conteúdo LGBTQIA+ pode ser a causa
Final Fantasy 16 é proibido na Arábia Saudita. Conteúdo LGBTQIA+ pode ser a causa Final Fantasy 16 é proibido na Arábia Saudita. Conteúdo LGBTQIA+ pode ser a causa

Final Fantasy XVI foi proibido na Arábia Saudita pelo conselho de classificação oficial do país. O RPG para o PlayStation 5 teria conteúdo inaceitável para os costumes locais e a Square Enix aparentemente não teve interesse em adaptá-lo para o público saudita.

Pelo Twitter, a Comissão Geral de Mídia Audiovisual da Arábia Saudita afirmou que o jogo não foi aprovado para lançamento no país e suas solicitações à Square Enix para que fossem feitas modificações foram ignoradas.

“Para os fãs de Final Fantasy 16, gostaríamos de esclarecer que não foi lançado no Reino, devido à relutância da editora em fazer as modificações necessárias”, escreveu a classificadora no Twitter.

No início da semana, o supervisor geral do conselho, Hattan Tawili, tuitou sobre a situação sem mencionar explicitamente o jogo.

Publicidade

“Infelizmente, depois de todas as nossas tentativas sem sucesso nos últimos oito meses, um dos maiores e mais importantes jogos do ano está prestes a ser banido devido à total recusa da empresa em modificar o conteúdo para se adequar à região. Está claro para a empresa o que aconteceu, mas eles colocam em abundância sem motivo e se recusam a modificá-lo”.

Não está claro exatamente qual conteúdo de Final Fantasy XVI levou à sua proibição na Arábia Saudita, mas em fevereiro, quando a Square Enix fez um tour mundial de mídia para promover o jogo, três escritores do site saudita TrueGaming postaram comentários vagos sugerindo que um título de uma grande produtora em discussão naquele dia teria conteúdo LGBTQIA+.

Publicidade

Embora não seja um mercado com tamanho suficiente para forçar mudanças de conteúdo em jogos, a Arábia Saudita tem reforçado sua influência no setor a partir de aquisições de participação em grandes empresas, como a Nintendo. O Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita é hoje o maior investidor externo da Nintendo depois de aumentar sua participação na empresa para 8,26% no início do ano.

O fundo soberano fez uma série de investimentos na indústria de videogames nos últimos anos, em um plano do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman de tornar a economia saudita menos dependente dos rendimentos do petróleo. Em dezembro de 2020, o fundo investiu mais de US$ 3 bilhões em ações da Activision Blizzard, Electronic Arts e Take-Two e há planos para investir mais US$ 37,8 bilhões na indústria de jogos nos próximos anos.

O post Final Fantasy 16 é proibido na Arábia Saudita. Conteúdo LGBTQIA+ pode ser a causa apareceu primeiro em Outer Space.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.